segunda-feira, 25 de julho de 2011

Palestrante propõe reflexão humanista a educadores da Reme

Secretário de Educação, Valteir Betoni, com Valther Maestro

Começa nesta terça-feira, às 8h, no anfiteatro da Unigran, o I ciclo de oficinas aos professores das escolas municipais de Dourados. A palestra de abertura é com o professor doutor Valther Maestro, da Editora FTD, que vai falar sobre “O papel do educador e os desafios para o século XXI”.


O evento foi determinado pelo prefeito Murilo Zauith, para contribuir com a formação continuada dos professores. O ciclo será realizado na semana de retorno das aulas após as férias de julho. As aulas serão retomadas na quinta-feira.

O palestrante vai abordar a importância dos professores assumirem o papel de educador. “Ter uma visão de que o educador é aquele que possibilita a construção do conhecimento, com posturas mediadoras, facilitando a aprendizagem. Refletir sobre isso é fundamental para que um novo paradigma seja construído”, relata Valher Maestro, que é educador há 25 anos.

“O elogio, o escutar, o exemplo, o ensinar, são fundamentais para a prática do educador do século XXI”, afirma Valther Maestro.

Para o palestrante, o professor precisa sonhar e acreditar que o trabalho dele faz a diferença. “O educador é referência para as pessoas. E precisa ser referência de dignidade, de afetividade”, avalia Maestro que vai desenvolver sua palestra na linha humanista, onde os conceitos do ensino e da aprendizagem serão refletidos por todos.

“Os conteúdos precisam ser significativos e o desenvolvimento de habilidades e competências devem ser levadas em consideração pelos educadores”, diz o palestrante, que é doutor sobre os novos paradigmas educacionais.

Para o secretário municipal de Educação, Walteir Betoni, a palestra vai auxiliar na reflexão de conceitos educacionais. “Uma educação em que o ser humano será o centro do processo ensino-aprendizagem”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário