terça-feira, 26 de julho de 2011

Especialista ensina a educar na prática

Educar no mundo atual não é tarefa fácil para famílias e escolas. A mudança constante de paradigmas e a evolução da tecnologia têm imposto percalços nesse caminho e, para ajudar professores e profissionais, a Escola Franciscana Imaculada Conceição firmou parceria com a editora FTD e trouxe, na noite dessa segunda-feira (25) o professor Valther Maestro, para a palestra: Na Prática Como Educar no Mundo Atual. Ele faz palestra para professores a rede municipal de ensino nesta terça-feira, mas reservou um momento especial de encontro com a equipe EIC na própria escola.


Numa interação direta e simples, ele assinalou aspectos relevantes da relação professor/aluno e mexeu na motivação dos presentes para o ato de educar. “Sua presença foi um momento de ressignificar a nossa própria função como educadores”, assinalou a vice-diretora Marisa Drumond, considerando que o palestrante provocou o público a rever sua prática.
Para a orientadora educacional Eliane Maria Amaro, o aspecto que mais chamou a atenção foi o que o especialista chama de “pedagogia da conquista”, ou seja, educar pela conquista do aluno e não pela força. “Ele abriu para nós qual é o perfil dos alunos que temos hoje e o desafio é sairmos do nosso jeito de ensinar e passarmos a interagir e aprender junto com nossos alunos de hoje”, reconhece ela.
Quem é Maestro?
O especialista assessorou a Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo para a formação continuada dos professores responsáveis pelos projetos de educação ambiental de 2007 a 2009, e também participa da formação continuada de professores de vários municípios e diretorias de ensino. Nos últimos anos, palestra sobre Os Novos Paradigmas Educacionais, Avaliação na Escola Renovada, O Novo ENEM, Na Prática como ensinar no século XXI e Como Educar os Filhos no Mundo Atual. Maestro é graduado e licenciado em Geografia, Especialista em Questões Ambientais e Mestre em Geografia Humana, com o tema Modernização, Reestruturação e Qualidade de Vida. Seu Doutorado reflete sobre os Novos Paradigmas Educacionais.
Departamento de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário