sábado, 12 de junho de 2010

Relatório de Avaliação da Palestra: Compreendendo Lições do Rio Grande

Relatório de Avaliação da Palestra do Professor Valther Maestro, Compreendendo Lições do Rio Grande, proferida no dia 02 de junho de 2010 para Diretores e Supervisores da Rede Estadual de Ensino de Abrangência da 4ª Coordenadoria Regional de Educação.




A palestra, proferida pelo professor Valter Maestro, no auditório da UCS, aprofundou a compreensão do Projeto Lições do Rio Grande, que busca melhoria da Educação implementando uma nova abordagem de ensino e aprendizagem alicerçada em Habilidades e Competências.
O professor utilizou uma abordagem contextualizada, cativando de tal forma os nossos diretores e supervisores de escolas estaduais, que por mais de três horas absorveram as reflexões transmitidas com didática e clareza, e posteriormente enviaram-nos comentários e sugestões a respeito da conferência, dos quais destacamos alguns:
“Quanto aos aspectos relevantes e/ou aplicáveis ao ensino atual dentro das habilidades e competências, sua abordagem clara mostrou que é possível usar o contexto e mediar o conhecimento a partir dele. O palestrante mostrou que sem envolvimento e informação nós não podemos chegar ao educando e que os pré-julgamentos e rótulos que fazemos de nossos educandos podem atrapalhar nosso trabalho. Já não há mais desculpas para justificarmos a incompetência (...)”.
“A Palestra foi um sucesso! O professor fez uma abordagem esclarecedora. Os aspectos positivos a ressaltar são: simpatia, objetividade, coerência, conhecimento amplo, tema envolvente e interessante, interação com o público, bom desenvolvimento, experiência.”
“Foi motivadora, questionadora e esclarecedora em vários aspectos, abriu um novo olhar sobre as Habilidades e Competências.”
Observou-se, durante todo o encontro, a empatia e o carisma do professor motivando o interesse da platéia e mostrando os caminhos possíveis para desencadear o processo do desenvolvimento do conhecimento, alicerçados nos Parâmetros Curriculares, e facilitados pela nova abordagem das Habilidades e Competências.
“Foi de qualidade indiscutível, ele tem conhecimento, carisma e consegue fazer com que os ouvintes vislumbrem um novo modo de ‘olhar’, conviver, ensinar e aprender na escola atual. Resumindo, saímos da palestra felizes, motivadas e entendendo melhor o propósito do Lições do Rio Grande.”
“Mostrou caminhos para a prática educativa, visando melhorar nosso desempenho quanto educadores, apesar do pouco tempo, ele soube mostrar de forma clara e objetiva a organização do trabalho do educador na prática pedagógica. Mostrou os pontos falhos existentes na educação, mas apontou formas e sugestões para melhorar a aprendizagem como um todo.”
Ficou evidente sua clara percepção da realidade brasileira, no contexto atual, que permitiu-lhe exemplificar de maneira prática os procedimentos de trabalho, o fazer docente no desenvolvimento do currículo em todas as áreas, buscando atingir o educando através das características contemporâneas do mesmo.
“Achei excelente a idéia de usar vídeos com músicas que interessam à geração atual, e mesmo que pareçam chocantes, os questionamentos feitos, as análises, as novas idéias que podem ser exploradas, levam a uma aprendizagem ‘saudável’ e com menos conflitos e frustrações.”
“Através dos exemplos apresentados foi possível compreender melhor o que são as Habilidades e Competências e como o professor pode desenvolvê-las na interdisciplinaridade. Percebemos que cada vez mais se torna importante esta forma de estudo, pois o aluno sentirá prazer em aprender e poderá ver o significado em suas aprendizagens. O palestrante oportunizou a reflexão da prática pedagógica diante dos desafios dos novos tempos e o compromisso de tornar a educação cada vez melhor e de maior qualidade”.
Destacamos o quanto este encontro fez enriquecer o recém-iniciado caminho para o Projeto Lições do Rio Grande e o nosso crescimento ficou evidente. Os diretores e supervisores, imediatamente manifestaram o interesse em que todos os professores das escolas tenham a oportunidade de serem orientados por tão brilhante educador:
“Valeu muito a palestra, gostaria de sugerir a presença do professor Valter Maestro para um grande encontro das escolas na semana da Jornada Pedagógica ou, até uma Jornada Pedagógica em grande escala para os professores da 4ª CRE, com oficinas (...).
“Proporcionar a palestra com mais horas para todos os professores.”
“Reunião ou seminário no período de férias, reunidos, por região dentro da CRE”.
“Sugiro que ele faça palestras na semana de recesso do mês de julho. Tenho certeza de que valeria muito a pena.”
“Já trabalhamos com projetos há muito tempo (...). Porém necessitamos que haja mudança também em relação ao educador e ao educando. Dessa forma, gostaríamos que o professor Valter nos desse suporte para a elaboração e execução das habilidades e Competências, segundo as Lições do Rio Grande. Sugerimos que isso aconteça entre o período entre 19 e 23 de julho, quando férias escolares, na semana de formação... .”
Portanto, a fala do professor Maestro ampliou o nosso olhar sobre a abordagem pedagógica por Habilidades e Competências, reforçando-nos a convicção de que esse é um caminho possível para uma educação de qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário