sábado, 3 de abril de 2010

Secretaria de Educação qualifica educadores






A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto adquiriu reuniu, no último sábado, 20 de março, os professores da rede municipal de ensino, no auditório do Centro de Complementação Curricular (CCC) para uma formação pedagógica com vista a qualificação docente.

Através de uma parceria firmada com a editora FTD de Porto Alegre, os presentes puderam acompanhar a palestra do professor Valther Maestro, de São Paulo.

Valther Maestro é educador há 24 anos. Atua como palestrante da Editora FTD, Gerente de Desenvolvimento de Projetos da Caminhos&Paisagens e Assessor Pedagógico do Colégio Dominus Vivendi. Escreveu livros didáticos de Geografia para o ensino fundamental, para educação de Jovens e Adultos (EJA) e paradidáticos, pelas Editoras FTD e Pueri Domuns Escolas Associadas. Coordena o Projeto Novo Olhar do Colégio Dominus Vivendi, o Projeto Play Escola do Playcenter, o Projeto Caminho das Águas do Wet’n Wild, o Projeto Natureza do Beto Carrero World e o Projeto Contextura do Colégio Marista Graças. Assessora: CENP-SEE para a formação continuada dos professores responsáveis pelos projetos de educação ambiental e a Província Marista do Rio Grande do Sul para as questões do Enem. Nos últimos anos palestra sobre: Os Novos Paradigmas Educacionais, Avaliação na Escola Renovada, O Novo ENEM e Como Educar os Filhos no Mundo Atual. Especialista em Questões Ambientais e Mestre em Geografia Humana, com o tema: Modernização, Reestruturação e Qualidade de Vida. O Trabalho de Doutorado reflete sobre os Novos Paradigmas Educacionais.

A SMECD em parceria com a Editora FTD terá uma série de encontros com o professor Valther Maestro que não serão uma simples palestra, mas sim uma Assessoria Pedagógica.

Através do tema “Educar para mudar o mundo” o encontro foi além de uma palestra, como mesmo definiu Valther Maestro. “Esta na verdade é uma conversa com os professores”.

Os professores foram instigados a avaliar o seu processo de ensino aprendizagem, colocaram experiências vividas diariamente em sala de aula. Refletiu-se sobre a Crise na educação, qual a missão da Escola, Família, quem está errando? Falta de limites? Os educadores são responsáveis pelo aluno na escola, os pais devem ser informados sobre a vida escolar do filho. O educador é um profissional que investe no processo do educando e teve assumir o papel de adulto. Acolher, nutrir e sustentar são ações mais compreensivas, muitas vezes devemos confrontar, sinalizar outro caminho para o estudante. Os professores assistiram o vídeo “Criança a alma do Negócio” onde percebeu-se que a mídia interfere e muito na educação das crianças. O palestrante abordou temas para as possíveis mudanças no ensino que inclui o brincar, o aprender brincando, o aplicar os conceitos e o adquirir noção na construção deste conceito. Salientou a importância dos Planos de Estudo com a orientação no fazer pedagógico. E para exemplificar o processo avaliativo, O Professor Valter demonstrou através de tabelas de avaliação ideias de como avaliar o aluno, dando importância ao fazer cognitivo e os procedimentos atitudinais.

Além deste encontro, serão realizadas mais formações pedagógicas ao longo de 2010 em parceria com a Editora FTD.

“Acredito que todos os educadores saíram satisfeitos, pois foi uma manhã muito produtiva onde todos puderam participar expondo suas opiniões e experiências”, destaca Diego Lutz, Secretário Municipal de Educação, Cultura e Desporto de São Vendelino.

“Proporcionaremos vários momentos como este investindo na formação e qualificação docente da rede municipal de ensino”, conclui o Secretário.






Nenhum comentário:

Postar um comentário