domingo, 28 de agosto de 2011

Inep vai mudar divulgação do Enem por escola para evitar ranking


A presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), Malvina Tuttman, disse nesta quinta-feira (18) que o resultado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) por escola será divulgado de forma proporcional aos alunos participantes de cada unidade. Com isso, o órgão quer evitar o rankeamento das escolas. No entanto, Malvina não deu detalhes de como será a divulgação, prevista para setembro.
Segundo a presidente do Inep, o novo modelo foi acertado com o ministro Fernando Haddad. Ela também afirmou que que o corpo de fiscais de prova do Enem 2011 será formado pelo banco de aplicadores das universidades e institutos federais. Até o ano passado, a contratação dos profissionais ficava a cargo do consórcio aplicador.

A ideia é evitar problemas, como o de gente entrando com celulares nas salas de exame –inclusive, um repórter de um jornal de Pernambuco, vazou, pelo telefone, o tema da redação. “A capacitação de profissionais será intensificada”, afirmou Malvina.
Além disso, disse a presidente do Inep, o Inmetro vai certificar cada etapa da produção da prova, em especial a impressão. A gráfica responsável pelo Enem já começou a imprimir os exames.
RespostasMalvina afirmou que os alunos terão acesso às respostas que deram no exame, tanto na prova objetiva, quanto na redação. A princípio, afirmou, o estudante deverá entrar com login e senha no sistema do Inep para ter acesso à correção.
No entanto, não haverá possibilidade de recurso, caso o candidato não fique satisfeito com a nota. Um acordo com o Ministério Público também reduziu a discrepância necessária para uma terceira correção da redação: até o ano passado, era preciso a diferença entre as notas dadas por dois corretores fosse 500 para que o exame fosse verificado novamente. Neste ano, o mínimo caiu para 300 pontos.
TCU
Na noite de quarta-feira (18), o TCU (Tribunal de Contas da União) determinou que o Inep suspendesse os pagamentos à Fundação Universidade de Brasília, que faz parte do consórcio que aplica o Enem. O motivo, segundo o ministro José Jorge, foi o fato de o preço do contrato, sem licitação, ter triplicado em relação ao anterior.

Questionada sobre o caso, Malvina Tuttman disse que o Inep ainda não recebeu oficialmente nenhum comunicado do TCU e que ficou sabendo do caso “pela imprensa”. Apesar disso, ela afirmou que o aumento no valor “tem a ver com as melhorias no processo” e que esse valor pode ser usado em outras edições.
Prova de 2011
As provas do Enem deste ano acontecem nos dias 22 e 23 de outubro em quase 1,6 mil municípios. Dos 6,2 milhões que fizeram inscrição, 5,4 milhões pagaram a taxa e estão habilitados par ao exame.

Fonte: UOL Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário