sexta-feira, 1 de julho de 2011

Entenda como universidades federais utilizam o Enem

Com 9 mil vagas, a UFRJ supera a Federal do Ceará e será a universidade que mais selecionará alunos pelo Sisu.

A decisão da UFRJ de abolir o vestibular e usar só Enem escancarou as diferenças entre as principais universidades dos principais polos de ensino do País. A UFRJ anunciou que vai oferecer suas mais de 9 mil vagas exclusivamente pelo Enem, enquanto a USP, Unicamp e Unesp, continuam tendo vestibulares próprios. Apesar das principais universidades paulistas serem estaduais, a eficiência de um único exame nacional como forma de avaliação dos candidatos ainda é interpretada de modos diferentes pelas instituições.


A USP, considerada a melhor universidade do País, passou a usar o Enem no somatório em 2000, mas parou em 2009 após problemas decorrentes no atraso do exame após o vazamento da prova. O processo de seleção é feito através do vestibular da Fuvest, fundação própria que elabora o exame. As inscrições começam no dia 26 de agosto e a prova da primeira fase acontece no dia 27 de novembro. A segunda etapa será entre 8 e 10 de janeiro.

A Unicamp, por sua vez, teve mudanças consideráveis nos últimos anos após diminuir a notória importância que dava às questões dissertativas. Ao apostar numa avaliação majoritariamente objetiva, o vestibular da estadual de Campinas voltou a se assemelhar ao das outras estaduais paulistas, como era até os anos 80. Mesmo não utilizando a nota do Enem na primeira fase, é permitido ao candidato que passar à segunda fase optar por usar a nota do Enem como complemento da nota da primeira fase no cálculo da nota final do exame. As primeira fase será dia 13 de novembro, e a segunda de 15 a 17 de janeiro de 2012.

Assim como fez em seu vestibular de meio de ano, a Unesp deve utilizar o resultado do Enem 2009 ou 2010 no somatório dos candidatos do vestibular 2012. Em novembro, no dia 6, acontece a primeira fase e segunda nos dias 18 e 19 de dezembro.

Assim como na UFRJ, em outras federais também fica clara uma maior penetração do Enem como critério de avaliação dos candidatos. No Estado de São Paulo a Unifesp é a única universidade federal que utiliza o Enem como único meio de ingresso para alguns cursos. Para outros cursos, como Medicina, há, além do Enem, uma prova complementar e configurando assim o Sistema Misto de Ingresso.

Em cada instituição, independente do Estado, o Enem é utilizado de maneira diferente. Em Minas Gerais, a UFMG utilizará o Enem em dois momentos, como primeira fase e na segunda etapa com a redação. As provas específicas são formuladas pela federal. A segunda fase acontece de 3 a 6 de janeiro de 2012.

Na Universidade Federal da Bahia, o Enem vale apenas para alguns cursos de bacharelado interdisciplinar como ciências e tecnologia, saúde, artes e humanidades. Para todas as outras graduações o candidato deverá fazer o vestibular comum.

A prova do Enem representará 10% da nota final dos vestibulandos da UFPR. Além das 5.087 vagas do vestibular, outras 529 serão preenchidas através do Sisu. As datas são 13 de novembro para a primeira fase, e 11 e 12 de dezembro par a segunda.

A UnB ainda não divulgou o edital do próximo vestibular, mas se fizer como em 2010, deve utilizar o Enem apenas para preencher as vagas remanescentes do vestibular e do programa de avaliação seriada.Também sem edital divulgado até o momento, o processo de seleção da UFRGS pode repetir o último sistema adotado, quando o Enem foi usado como parte da nota, a critério do candidato.

Conheça outras universidades que usarão apenas o Enem como fase única para selecionar seus alunos:

Universidade Federal do ABC
Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Universidade Federal do Pampa
Universidade Federal de Mato Grosso
Universidade Federal do Ceará
Universidade Federal de Ouro Preto
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Universidade Federal do Maranhão
Universidade Federal de Alfenas
Universidade Federal de Pelotas
Universidade Federal de São Carlos
Universidade Federal do Rio Grande
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Universidade Federal Rural de Pernambuco
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Universidade Federal do Vale do São Francisco
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Universidade Federal de Itajubá
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
Universidade da Integração Luso-Afro Brasileira (Unilab)
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila)
Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
Instituto Federal do Amapá
Instituto Federal do Maranhão
Instituto Federal do Piauí
Instituto Federal do Pará
Instituto Federal do Rio de Janeiro
Instituto Federal Baiano
Instituto Federal do Sertão Pernambucano
Instituto Federal do Espírito Santo
Instituto Federal Catarinense
Instituto Federal de Mato Grosso do Sul
Instituto Federal de Santa Catarina
Instituto Federal da Paraíba
Instituto Federal de Roraima
Instituto Federal do Ceará
Instituto Federal do Rio Grande do Sul
CEFET-RJ
Escola Nacional de Ciências Estatísticas

Nenhum comentário:

Postar um comentário